A laje protendida, também chamada de laje com armadura ativa, é um tipo de laje que faz uso da técnica construtiva do concreto protendido. Sua principal função é aumentar a resistência do concreto, através da redução até próximo a zero da abertura de fissuras, aumentando a resistência do concreto. Além disso, a Força de Protenção gerada a partir da protensão dos cabos gera uma carga contraria as cargas permanentes da edificação, ocorrendo então uma redução do momento fletor e das deformações oriundas dessas cargas.
Diferentemente da laje em concreto tradicional, em que a armadura trabalha de forma passiva para resistir às cargas, a laje protendida trabalha com a armadura ativa, em que tensões são aplicadas previamente nas cordoalhas para aumentar a resistência do elemento.
Na protensão, a armadura é chamada de ativa, pois já aplicamos uma tensão no aço, a ponto de alongar o material, antes da estrutura começar a receber cargas provenientes da construção e que serão distribuídas para as fundações e para o solo.
Sua aplicação pode ser feita em estacionamentos, hospitais, shoppings e edifícios. Além desses locais, notamos nos últimos anos um aumento da utilização de estruturas protendidas em residências, visto que elas permitem a utilização de vãos maiores e pé direito mais baixo, características comuns a arquitetura moderna e contemporânea.
A palavra “protensão” origina da palavra “protender”, que significa alongar ou estender para diante.
Na construção civil, isso significa aplicar força momentânea de tração no aço, que será alongada, para aumentar a resistência da estrutura, diante das solicitações existentes na construção.
Para entender o uso da protensão no concreto, vamos entender as características do concreto e como é realizada essa técnica no material.
O concreto apresenta alta resistência à compressão. No entanto, a sua resistência à tração é baixa, e isso pode provocar o surgimento de fissuras no concreto.
Por causa disso, a protensão é aplicada para evitar o surgimento de fissuras na estrutura.
Então, quando a estrutura recebe a carga da obra, o concreto é comprimido por causa dessa carga. Enquanto que o aço comprime o concreto, eliminando, assim, a tensão de tração no concreto.
O estudo das características da laje protendida é de suma importância, pois é a partir dela que conseguimos entender o seu funcionamento e analisar a sua viabilidade de utilização nas obras.
As principais características da laje protendida são:
O processo de execução da laje protendida pode ser realizada no próprio local de obra ou em uma fábrica de pré-moldados.
Além disso, existe a possibilidade da aplicação ser pré-tensão ou pós-tensão, e apresentar protensão aderente ou não aderente.
Diante de tantas maneiras de execução, neste tópico, vamos explicar o processo de protensão não aderente no próprio local da obra, aplicando uma força de pós-tensão.
As etapas do processo não possuem tanta diferença entre essas escolhas. O que pode acontecer é a ordem da etapa ou o material utilizado ser diferente.
Sendo assim, fica a critério da pessoa responsável pela obra decidir qual tipo será utilizado.
Dito isso, vamos conhecer as 7 etapas da execução com mais detalhes, que são:
Nesta primeira etapa, coloca-se as formas de suporte, as formas verticais de borda e a armadura passiva da laje. A posição de locação da laje e armadura deve seguir conforme o projeto estrutural da obra.
Após finalizada a instalação das formas e armaduras, podemos iniciar a instalação da ancoragem.
A ancoragem serve para integrar o aço e concreto dentro da estrutura. É composta pela ancoragem ativa, onde será realizada a protensão no cabo, e a ancoragem passiva, local em que o cabo será fixado nas formas verticais de borda.
Durante a sua instalação, utiliza-se o nicho de proteção (pocket former), que serve para distanciar a ancoragem da forma vertical de borda.
A imagem apresenta as peças presentes na ancoragem ativa.

O projeto estrutural apresenta as localizações exatas da instalação das ancoragens nas formas verticais de borda. Por isso, deve-se seguir rigorosamente conforme está no projeto.
Além dos cuidados com a localização, deve-se prestar atenção no momento da instalação, pois a ancoragem deve estar bem conectada e na direção perpendicular com as formas.
As imagens a seguir apresentam como o sistema de ancoragem ativa e passiva devem permanecer durante sua instalação.


Isso é feito para evitar o vazamento do concreto para dentro do cabo durante a execução, e assim, facilitando na sua protensão.
Realizado todos esses procedimentos e os cuidados existentes, pode-se seguir para a próxima etapa.
Agora é o momento de inserir a armadura ativa na laje. Para isso, a distribuição das cordoalhas deve estar colocada corretamente, de acordo com o projeto estrutural.
Utiliza-se apoios e fixadores para que a cordoalha esteja suspensa ou fixada, seguindo corretamente o desenho no projeto.
Antes de iniciar a concretagem, deve-se observar se a cordoalha está livre de corrosão e limpa, para que não diminua o desempenho da estrutura na obra.
Por fim, a conexão entre a cordoalha e a ancoragem é feita por uma luva plástica, que é utilizada para evitar que o concreto entre para dentro da ancoragem, e assim, não interferindo no alongamento do cabo.
Instaladas as ancoragens, as armaduras passivas e ativas, deve-se realizar uma inspeção para observar se tudo isso está feito da maneira correta, para que assim, seja possível iniciar a concretagem na estrutura.
O cuidado que se deve tomar nessa etapa é a possibilidade de deslocamento da armadura, ocasionado pelo impacto do lançamento do concreto ou dos vibradores de imersão com os cabos.
Caso isso aconteça, é necessário interromper a concretagem e corrigir a posição dos cabos, e só assim, continuar com a concretagem.
A próxima etapa, que seria a etapa de protensão, só pode ser iniciada assim que o concreto atingir a resistência de projeto.
Assim que o concreto atingir a resistência de projeto, pode-se realizar a protensão nos cabos. Para isso, retira-se as formas verticais de borda e os nichos de proteção.
O equipamento utilizado é o macaco hidráulico para a realização dessa etapa, o qual será instalado na ancoragem ativa.
Como a cordoalha será alongada, é necessário marcar a posição inicial e final do cabo (com tinta, spray ou algo do tipo), para poder comparar com o alongamento apresentado no projeto.
Para iniciar a protensão, instala-se a cunha na ancoragem e o macaco hidráulico na cordoalha.
O processo é feito em um cabo de cada vez, realizado por pessoas que saibam usar o equipamento.
Atingido o valor de tensão em todos os cabos, encerra-se a etapa de protensão.
Como as cordoalhas sofreram um alongamento na etapa da protensão, realiza-se o corte desse excesso nas pontas dos cabos.
Em seguida, a parte exposta da ancoragem deve ser protegida contra corrosão. Geralmente, utiliza-se pintura com epóxi ou cap plástico para essa proteção.
Por fim, com a retirada dos nichos de proteção, é formado os nichos de protensão, que devem ser preenchidos com material cimentício de baixa retração. Esse preenchimento ajuda na proteção contra corrosão nas ancoragens.
Nesta última etapa, realiza-se a retirada dos escoramentos na laje. Deve ser discutida com a pessoa responsável pelo projeto estrutural a data das retiradas dos escoramentos, além de definir o sistema de escoramento a ser adotado.
As vantagens do uso da laje protendida são:
Apesar dos benefícios existentes no uso da laje protendida, a estrutura apresenta suas desvantagens de aplicação na obra: